Meditação

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOUIsaías 43:13

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Depois de Um ano e meio será que mudou alguma coisa neste pais?????



Noticiado em 08/01/2011 - 14h32

Cólera ameaça 2,2 milhões de crianças no Haiti

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília



Às vésperas de completar um ano do pior terremoto da história do Haiti, o país registra 3.481 mortos e 157 mil casos em decorrência da epidemia de cólera, segundo o Ministério da Saúde do país. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários alertou que a epidemia ameaça 2,2 milhões de crianças - que sofrem com a falta de acesso à água potável e às instalações sanitárias.

Há, ainda, no Haiti mais de 1 milhão de pessoas vivendo em alojamentos improvisados. Pelo menos 380 mil crianças moram em barracas nas principais cidades, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para o representante da entidade no Haiti, Françoise Gruloos-Ackermans, ainda há uma “longa estrada a ser percorrida”.
Ackermans disse que há questões institucionais e sistêmicas que precisam de solução. O terremoto do 12 de janeiro de 2010 agravou a situação de 4 milhões de crianças que já viviam em situação de extrema pobreza – sem acesso à água potável, ao saneamento, à saúde e aos serviços de educação.
Pelos dados do Unicef, apenas 19% da população no Haiti têm acesso à água, ao saneamento e à higiene. Para especialistas, o baixo acesso às condições de higiene explicam o agravamento dos casos de epidemia no país. Segundo o Unicef, o terremoto atingiu cerca de 1,5 milhão de
crianças e 63 mil grávidas.
Na tentativa de amenizar a falta de comida, o Programa Alimentar Mundial (PAM) distribui alimentos para aproximadamente 2 milhões de pessoas no Haiti. Pelos dados das Nações Unidas, cerca de US$ 1,5 bilhão, repassado por vários países, deve chegar ao Haiti para os diversos programas de ajuda e reconstrução.


 Noticiado14/05/2011 - 15h51

Presidente Martelly promete 'mudar' Haiti

PORTO PRÍNCIPE, 14 Mai 2011 (AFP) -O novo presidente haitiano, Michel Martelly, prometeu neste sábado "mudar o Haiti", no discurso pronunciado para milhares de pessoas em Porto Príncipe, diante do antigo Palácio Presidencial, destruído pelo terremoto de janeiro de 2010.

"Vamos mudar o Haiti", proclamou o 56º presidente do país horas após ser empossado diante de parlamentares haitianos e de uma dezena de chefes de Estado.

"Povo haitiano, espero vocês!" - disse Martelly para a multidão reunida diante do Palácio Presidencial.

"O caminho à vitória foi longo e doloroso", lembrou o presidente, ao conclamar o Haiti à reconciliação após a série de confrontos ocorridos depois das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário