Meditação

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOUIsaías 43:13

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O perigo da aliança com o ímpio





Arquivo - IEADPE
O que a Bíblia tem a nos dizer sobre a aliança do cristão com o ímpio? Você alguma vez pensou em orar: “Senhor, o que achas de minhas amizades? Elas te agradam – ou te desagradam?”
De fato, um amigo íntegro pode ser um vínculo para a bênção e favor de Deus, porque o estimula para um estilo de vida cristão. Por outro lado, um amigo ímpio pode representar uma cadeia que o prende a todo tipo de mal e pode o conduzir a escravidões terríveis.
Entende-se por amigo, aqui, alguém com quem você está intimamente envolvido – alguém em quem você confia naturalmente. Em resumo, um amigo é alguém com quem você caminha, conversa e expõe seus sentimentos. Já uma pessoa “ímpia” é alguém cujo coração está em rebeldia ou impureza, e que é contra Deus ou seus caminhos.
Provavelmente você tem vários círculos de amigos. Você tem seu “círculo de negócios” que inclui seus colegas de trabalho, sócios ou clientes. E tem seu “círculo social”, incluindo as pessoas com quem você se envolve num nível superficial. Pode ser que tenha contato também com conhecidos ímpios. É impossível evitar estes tipos de contato, caso contrário, teríamos de sair do mundo completamente. Às vezes temos em nossa família, ambientes de estudo ou de trabalho que conviver com pessoas ímpias, mas não nos pactuarmos com elas nem com suas atitudes.
O rei Josafá era um homem íntegro que reinou sobre Judá durante o período em que o reino de Israel era dividido. O coração deste homem era completamente alicerçado em Deus, e era santificado e honrado acima de todos os demais em sua geração: “E o Senhor era com Josafá, porque andou conforme os primeiros caminhos de Davi , seu pai....” (2 Cr 17.3). Entretanto, as escrituras declaram que Josafá fez uma aliança com o ímpio rei Acabe que reinou sobre o reino norte de Israel: “Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe” (18.1). A Bíblia diz de Acabe, “...fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam” (1 Re 16.33).
Você pode perguntar: como um rei íntegro como Josafá pode se associar com um homem ímpio? Eu acredito que só há uma razão para esta aliança profana: Fazia parte de um enredo maligno para destruir este homem íntegro! Veja só. Josafá havia purificado a terra, expelindo todos os ídolos de Baal e matando os profetas idólatras. A esposa de Acabe, Jezabel, adorava a Baal, e ela sabia o que Josafá tinha feito aos seus ídolos. Por isso ela se concentrou em como derrubar este homem de Deus! Jezabel inventou um enredo com sua perversa filha, Atalia para penetrar na esfera santificada da família de Josafá. Logo Atalia conheceu o filho de Josafá, Jeorão e usou todos seus charmes femininos para ganhar o coração dele.
O plano funcionou: Jeorão decidiu casar com Atalia, e logo foi pedir a benção de seu pai impensadamente, Josafá o concedeu. Quando a Escritura diz que Josafá aparentou-se como Acabe, significa que eles “se uniram através de matrimônio”. O adversário de nossa alma deve ter dado uns brados para celebrar com alegria esta união, porque agora Josafá teria contato constante com o ímpio Acabe e se sujeitaria aos charmes de sua perversa filha. Em suma, o mal tinha entrado no círculo íntimo de Josafá.
Finalmente, quando Josafá morreu, Jeorão herdou o trono e Jezabel começou a mandar indiretamente. A nação voltou rapidamente à idolatria. E Jeorão acabou matando seus seis irmãos. Este era só o começo do derramamento de sangue por todo o Judá. E tudo aconteceu porque Josafá não falou ao seu filho: “Esta mulher a quem você ama está cheia de idolatria ela está em rebelião contra o Senhor! Ela só lhe dará maus conselhos e o levará para longe de Deus. Eu estou lhe falando, Jeorão desista desta relação agora mesmo, antes que ela o destrua!”
Ao invés disso, Josafá nunca disse qualquer coisa. Além disso, Josafá tinha acesso às Escrituras, nas quais Davi declarou claramente: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho do ímpio, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”(Sl 1.1). Josafá sabia de tudo isso, contudo ele não quis tomar uma posição !
O casamento de Jeorão e Atalia produziu um filho chamado Acazias que tomou o trono aos 42 anos. A Bíblia diz a respeito deste homem: “Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira para proceder impiamente” (2Crônicas 22.2-3). De repente, Atalia era o conselheiro da corte em Judá. E as Escrituras dizem que esta mulher ímpia ... “destruiu toda a descendência real da casa de Judá ”(v. 10).
Estou convencido que esse foi o plano de Satanás desde o princípio destruir a descendência piedosa de Judá! Na verdade, esta era a linhagem de Davi, e as Escrituras profetizaram que era desta linhagem que o Messias viria.
É fácil determinar se suas amizades agradam a Deus, ou se foram plantadas pelo inimigo para o destruir. Simplesmente pense em seu melhor amigo, e então responda estas perguntas:
  • Seu amigo fofoca ou fala mal de outros?
  • É alguém que questiona as Escrituras, sempre debatendo, mas que nunca alcança a verdade?
  • Você detecta em suas palavras um espírito de desobediência, inveja ou suspeita?
  • Ele/ela consegui plantar pensamentos indelicados em sua mente sobre outras pessoas?
Se seu amigo se encaixa nesta descrição, você estará se deixando conduzir para longe de Jesus por causa desta amizade. Fuja deste perigo! Possa ser que seja uma pessoa com espírito de Acabe e ele foi enviado para destruir a obra de Cristo em você!
Por outro lado, um verdadeiro amigo cristão sempre tomará o lado da Palavra de Deus em qualquer assunto, e não tomará seu lado só porque é seu amigo. Ao invés disso, ele o amará o suficiente para contar-lhe a verdade.
A escolha sábia e cautelosa de suas amizades é uma preocupação para a vida toda. Jovens, a Bíblia é muito clara neste assunto: “Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22.24-25). “Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade...”(SL 125.5).
Tome uma posição hoje. Se você tem amigos ímpios em seu círculo íntimo de amizades, rompa com eles! Deus em sua misericórdia o livrará dos laços do inimigo.
Ore: “Senhor, abra meus olhos a todas minhas amizades! Ajude-me a vê-las claramente, se são boas ou más, se agradam ou não a ti. Que todas as minhas amizades tragam glória ao teu nome!” Amém!
Pb. Júlio césar - IEADPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário