Meditação

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOUIsaías 43:13

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quando sou tentado, o que fazer?





Arquivo - IEADPE

A Palavra de Deus sempre tem resposta a qualquer dúvida e inquietação do coração do homem. Não seria diferente em relação à temática “Tentação”
O homem está sujeito a inúmeras tentações: tentações do dinheiro, tentações do egoísmo, tentações do ódio, tentações da lascívia e assim por diante. A tentação - muitas vezes - é algo que resulta da cobiça e que traz muitos prejuízos.
Mas, ser tentado, não quer dizer ter que ceder. Até porque a Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti diabo e ele o fugira de vós”. Tg 4.7. Meditemos um pouco no exemplo que nos deixou o jovem José, quando foi assediado pela mulher de Potifar conforme Gn 39.7-20. A mulher de Potifar era uma “mulher desprezível”, a mentira fazia parte de sua vida.
A Bíblia nos traz um relato de José - um jovem que possuía sabedoria e domínio próprio superior ao das outras pessoas em seu tempo. Ele era puro e reto em todos os seus caminhos, por isso, soube dizer NÃO ao pecado, e o Senhor não se afastou dele. Sua atitude em permanecer fiel a Deus trouxe-o momentaneamente a uma situação delicada, que o levou a prisão, mas nunca prisioneiro do pecado. Graças a Deus!
A Bíblia diz - por várias vezes - que o Senhor era com José, e que independente das circunstâncias, lutas e tentações, José temia a Deus e agia com fidelidade. Ele nunca usou a genética e o meio onde fora criado como desculpa para emplacar os desvios sexuais típicos de sua família: como a poligamia do Pai (Gn 29.21 – 30.26), o incesto de Judá e Tamar (Gn 38), de Rúben e Bila (Gn 35.22) e assim por diante.
José bem poderia ter cedido e depois alegaria que estaria obedecendo a sua patroa. Mas esse não era seu pensamento, pois bem sabia que a responsabilidade por seus atos, era dele e não dela. Ele sabia que a desobediência teria um preço, e também consequências. Então ele prefere abrir a sua boca e falar, repreendendo a mulher de Potifar.
José nos ensina que devemos viver agradando a Deus. Seu segredo foi entender que a infidelidade sexual é imoral e contra Deus.
Sejamos como José, um exemplo de que é possível não ceder a tentação e no final alcançar os prêmios de Deus, a benção de Deus, a vitória de Deus.
Quando as tentações da vida baterem “a sua porta”, você deve dizer não e recorrer a Cristo, com oração, consagração e adoração, até mesmo para ocupar a tua mente e o teu coração com as coisas dos céus. Deus conta com você para fazer a diferença neste mundo e mostrar que é possível vencer, triunfar sobre as tentações com Jesus na vida e com a Palavra de Deus guardada no coração para não pecar contra o Senhor (Sl 119.11).
Pb. Júlio César - IEADPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário