Meditação

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOUIsaías 43:13

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lançando o pão sobre as águas Jovens e Adolescentes






Arquivo - IEADPE


Muito conhecida em nosso meio, a expressão descrita em Eclesiastes 11:1 “Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás”, tem sido alvo das mais variadas interpretações.
Alguns estudiosos acreditam que o autor sagrado referia-se ao comércio marítimo de trigo. Segundo essa interpretação, o Pregador estaria abordando esta modalidade de comércio, como algo sábio e recompensador, apesar de apresentar certo risco. A negociação consistia em lançar o “pão” (trigo) sobre as águas (em uma embarcação), e, depois da longa e perigosa viagem pelo mar, obtinha-se o devido lucro. Apesar da demora de “muitos dias”, esta prática seria bastante recompensadora, bastando que houvesse atitude para fazer o investimento no tempo certo, e a devida paciência para esperar o retorno desejado.
Outros sugerem que Salomão estaria se referindo à prática da caridade. Conforme esta compreensão, o escritor estaria dizendo que o ato de “lançar o pão”, poderia significar a atitude de abençoar vidas necessitadas, mesmo sabendo que estas não poderiam retribuir materialmente. No entanto, esta ação de liberalidade, traria uma recompensa futura, resultante daquilo que fora praticado em amor.
Há, ainda, intérpretes que apontam para o costume egípcio de espalhar sementes sobre as águas que inundavam as terras anualmente, quando o rio Nilo transbordava. Visto que a palavra “pão” pode ser traduzida, também, como o “grão usado em panificação”, esta prática indicaria que após “muitos dias”, aqueles grãos seriam “achados” ou retornariam como plantações, por ocasião da colheita.
Seja como for, o que podemos afirmar com toda a certeza, é que Salomão estava tratando das incertezas da vida. Isto fica claro quando observamos o contexto do capítulo 11. Expressões como: “Quem observa o vento nunca semeará...” (v.04), “...assim também não sabes as obras de Deus...” (v. 05) ou ainda “...tu não sabes qual prosperará...” (v. 06), revelam que muitas vezes vivemos circunstâncias onde não possuímos uma compreensão clara acerca do futuro. No entanto, diante de situações assim, a Palavra de Deus nos orienta a termos uma atitude positiva. Quem espera condições favoráveis para empreender, talvez nunca realize nada! “Lancar” o pão nos fala sobre a necessidade de agir, mesmo que não saibamos quando veremos os resultados. Lamentavelmente, muitos cristãos sofrem frustrações na vida, porque não tiveram o cuidado de agir no devido tempo.
O futuro de muitos jovens dependerá, muito, das atitudes tomadas no tempo presente. O fato de experimentarmos adversidades, não justifica a ausência de iniciativa de nossa parte. Em determinados momentos de sua história, o povo de Israel passou por situações de extrema dificuldade! Muitos poderiam questionar se valeria a pena o cultivo de plantações, diante da possibilidade de serem saqueados pelos midianitas e perderem tudo. Porém, Gideão não esperou uma situacão favorável para tomar uma atitude. Ele enfrentou as adversidades! E Deus viu!
Escutamos muitas cancões que falam de sonhos, porém se nossos jovens não aproveitam o tempo que possuem para “lançar” o pão, ou seja, tomarem atitudes hoje, que construam um futuro melhor, esses “sonhos” serão apenas uma utopia! É necessário investir no presente, para chegar onde se almeja. Quem não se prepara hoje, com a atitude de “lançar o pão”, depois de muitos dias, não achará nada. 
Ev. André Alencar - IEADPE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário