Meditação

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOUIsaías 43:13

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O que leva muitos adolescentes, jovens e adultos a se drogarem?





Arquivo - IEADPE



A Bíblia condena o uso de drogas? O que a Bíblia fala sobre estes assuntos? A Bíblia tem sempre algo a dizer sobre todo e qualquer problema social.
Em Ef 5.18 está escrito assim: “E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo”. Observemos aqui que a Bíblia já nos aponta que um perigo dos vícios é a contenda, e por isso é que a Palavra de Deus convida o homem a se encher apenas do Espírito Santo de Deus. Até porque acreditamos que o uso do fumo, das bebidas alcoólicas e das drogas promovem a destruição do corpo.
Graças a Deus que a Bíblia não se restringe apenas a combater os vícios, mas também trata da libertação do viciado. Vejamos o que nos diz Is 55.2,3a: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”.
Infelizmente a mídia promete momentos agradáveis, amigos, mulheres e sucesso para quem envereda pelo consumo de álcool, mas a Bíblia admoesta sobre as consequências das drogas. Observe comigo o que nos diz Pv 20.1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”.
Hoje infelizmente o consumo de bebidas alcoólicas está muito difundida entre os adolescentes e jovens. E se observarmos com razão e de forma criteriosa logo veremos que o impacto do consumo de álcool e das drogas nas pessoas e nas famílias é devastador: momentos ruins e violentos, menos amigos, prejuízos físicos, depressão, problemas financeiros e relacionamentos destruídos. Seria bom que os anúncios de bebidas alcoólicas divulgassem os efeitos negativos do uso desses produtos e das drogas, mas infelizmente não fazem isto.
Quando falamos em drogas estamos aqui a nos referir sobre toda substância química natural ou de ordem sintética que gera alteração nas funções do comportamento do corpo humano, atuando diretamente no sistema nervoso central. E a sociedade atual, em pleno Século XXI, consideram a existência de drogas lícitas (medicamentos) e drogas ilícitas.
Ora, neste sentido, podemos aqui afirmar que existem dois tipos de drogas, as calmantes (ou tranquilizantes) e as drogas alucinógenas. E quando paramos um pouco para avaliar como se dá essa dependência de pessoas às drogas, podemos aqui dizer que tudo começa pela experimentação. Este é o primeiro estágio do drogado. No início ele foi um experimentador. Provavelmente, pelo efeito das drogas a pessoa vem a se tornar um usuário ocasional, de vez em quando usa drogas. Porém, mais uma vez o efeito danoso da droga pode fazer com que ele se torne um usuário funcional, que só consegue produzir um resultado com ou pelo efeito da droga. Até que infelizmente ele se torne um usuário disfuncional, dependente, ao ponto de vender objetos e causar danos à vida familiar só para poder comprar e usar drogas.
Posso aqui afirmar que a Bíblia condena o uso de drogas é por pelo menos cinco fatores. O primeiro é que as drogas são um pecado contra o corpo, pois nos diz I Co 6.18-20: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
Em segundo lugar, as drogas escravizam as pessoas. E Deus não criou o homem para viver dominado pelo vício, haja vista o que nos diz a Bíblia em I Co 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.
Em terceiro lugar, as drogas causam sofrimento para o usuário e para o próximo. E no final de tudo o usuário é o maior prejudicado. Há viciados que roubam dinheiro e objetos de casa para trocar por droga. Há viciados que largam o trabalho e deixam a família padecer necessidade. Outros chegam até a entrar para o mundo do crime, se tornam até agressivos, e com isso sofrem a família e os amigos mais próximos.
Em quarto lugar, as drogas sustentam o mundo do crime, movimentando bilhões de reais e enriquecendo os malfeitores, o que implica no aumento da violência urbana. E por fim, porém não menos importante, as drogas afastam o viciado de Deus.
Então, o que leva muitos adolescentes, jovens e adultos a se drogarem? Eu diria que é um conjunto de fatores que podemos aqui tentar condensar em quatro categorias: a influência de falsos amigos, a curiosidade, o desajuste familiar e a influência maligna.
Quando afirmamos que um dos possíveis fatores que levam adolescentes, jovens e adultos a usarem drogas é a influência de falsos amigos é porque os viciados geralmente passam para os outros a ideia de que as drogas são desejáveis. E aí muitos acabam se deixando envolver para não ser diferente do grupo ou para não sofrer pressão dos outros. Por isso que nos diz o Sl 42.7a: “Um abismo chama outro abismo”.
Em segundo lugar, uma das características dos adolescentes e dos jovens é a curiosidade. E o perigo é não saber discernir entre o bem e o mal. Neste sentido, a curiosidade leva a experimentar certas coisas, como os tóxicos, conduzindo as pessoas à dependência ou à morte. Mas a recomendação bíblica para todos que me ouvem são estas:
Ec 12.1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.
II Tm 2.22: “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.
Outro fator que leva os adolescentes e jovens a usarem drogas está associado ao desajuste familiar, pois pesquisam comprovam que os viciados em drogas, em sua maioria, são oriundos de lares desajustados. Por falta de uma educação adequada, de afeto, de carinho e de uma educação cristã, muitos se deixam levar pelos colegas da escola ou de trabalho e enveredam pelo caminho dos vícios, alcoolismo, drogas e prostituição.
Mas também por trás dos vícios existe uma influência maligna, com o intuito de escravizar o ser humano e distanciá-lo de Deus. É por isso que em Jo 10.10 está escrito que ele veio para roubar, matar e destruir. Mas se você se encontra numa vida de dependência das drogas, saiba hoje que Jesus veio para desfazer as obras do Diabo, e te dar vida, e vida com abundância.
E preocupada com este assunto a nossa Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Pernambuco tem sido muito atuante sob a liderança do nosso Pr. Presidente Ailton José Alves, uma vez que nossa Igreja tem prestado toda assistência e oferece alternativas para adolescentes, jovens e adultos que carecem de cuidados e de toda atenção para se recuperarem dos efeitos maléficos das drogas, pois a Igreja lhe proporciona um lugar para internamento, onde é bem tratada, orientada e acompanhada para se reintegrar as práticas sociais através de ocupações agrícolas e artesanais que lhe são proporcionadas em Petrolina, onde a igreja mantém uma casa de recuperação distante da área urbana – denominada Casa de Recuperação Lar Feliz.
Concluo trazendo uma boa notícia da parte de Deus: Há esperança e solução para o viciado. Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Deus Todo-Poderoso pode libertá-lo, pois “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará; e se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.32, 36). Então, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará” (Sl 37.5).
Pb. Júlio César - IEADPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário